Quantidade: 1 (um).
Utilizador: Armada Portuguesa.
Comissões: Guiné-Bissau (1998).
Comissões: Guiné-Bissau (1998).
Entrada ao serviço: 1993.
Abate ao efectivo: 2023.
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DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Reino Unido.
Tipo: navio reabastecedor de frota.
Lotação: 54 elementos (7 oficiais, 11 sargentos e 36 praças).
Motor: 2x motores SEMT Pielstick, a gasóleo, com 15 360 h.p. de potência - 1 veio.
Dimensões: comprimento 140,60 metros; boca 19,20 metros; calado 7,30 metros.
Peso: (leve) 4.700 toneladas; (máximo) 11.522 toneladas.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 19/15 nós.
Autonomia: 14.000 milhas a 15 nós.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 2x peças de 20 mm.
Capacidade de carga: 4 500 toneladas de gasóleo, 460 toneladas de combustível de aviação, 325 toneladas de água, 10 toneladas de lubrificantes, 120 toneladas de sólidos e 25 toneladas de munições.
Lotação: 54 elementos (7 oficiais, 11 sargentos e 36 praças).
Motor: 2x motores SEMT Pielstick, a gasóleo, com 15 360 h.p. de potência - 1 veio.
Dimensões: comprimento 140,60 metros; boca 19,20 metros; calado 7,30 metros.
Peso: (leve) 4.700 toneladas; (máximo) 11.522 toneladas.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 19/15 nós.
Autonomia: 14.000 milhas a 15 nós.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 2x peças de 20 mm.
Capacidade de carga: 4 500 toneladas de gasóleo, 460 toneladas de combustível de aviação, 325 toneladas de água, 10 toneladas de lubrificantes, 120 toneladas de sólidos e 25 toneladas de munições.
Outros equipamentos: possuía pista para um helicóptero de porte médio; Radar de navegação KH 1006.
DESENVOLVIMENTO
Com inicio de construção nos estaleiros Swan Hunter, em
Hebburnon-Tyne, a 18 de Janeiro de 1969, com o assentamento da quilha.
Foi lançado à água em 11 de Novembro do mesmo ano, entrando ao serviço a
15 de Julho de 1970. Foi alvo de várias acções de modernização, a última das
quais em Março de 1991.
A sua actividade operacional constante no apoio logístico aos navios da
Royal Navy, levou a empenhamentos operacionais diversificados, sendo de realçar
o conflito das Malvinas, em 1982, no Atlântico Sul, onde actuou nos teatros de
operações das ilhas da Geórgia do Sul e São Carlos.
PERCURSO EM PORTUGAL
Adquirido ao Reino Unido onde integrava a Royal Fleet Auxiliary (RFA)
com o nome de "BLUE ROVER", tendo sido aumentado ao efectivo dos
navios da Marinha de Guerra Portuguesa em 31 de Março de 1993, tendo passado ao estado de desarmamento no ano 2020 e pela Portaria nº 671/2023 de 17 de Novembro foi abatido ao serviço efectivo.
Integrou a força naval portuguesa, liderada pela fragata NRP Vasco da Gama, na intervenção realizada na Guiné-Bissau, durante a crise política e militar de 1998. Nessa operação, além de apoiar logisticamente os navios combatentes da força-naval, o Bérrio levou a bordo parte da força de desembarque do Corpo de Fuzileiros participante na operação.
PATRONO
O N.R.P. "BÉRRIO", vem herdar o nome que já foi pertença de
duas unidades navais da Marinha, a caravela "BÉRRIO", navio que fez
parte da Armada comandada por D. Vasco da Gama na demanda do caminho marítimo
para a Índia e o navio auxiliar "BÉRRIO" (1897-1947), que serviu como
rebocador armado, sendo posteriormente convertido em navio hidrográfico.
BRASÃO DE ARMAS
MODELISMO
Albatros 1/1250 Alk323B RFA Blue Rover A270 Small Fleet Tanker Waterline Model
FONTE
COSTA, Adelino Rodrigues da - Dicionário de Navios - Edições Culturais da Marinha - 2006
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