Quantidade: 6 (seis).
Utilizador: Armada Portuguesa.
Comissões: n/a.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1974.
Abate ao efectivo: 2017.

DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Arsenal do Alfeite (Portugal).
Tipo: Lancha de Fiscalização Rápida.
Guarnição: 8 elementos (1 oficial, 1 sargento e 6 praças).
Motor: 2x motores Cummins 50-M2, a gasóleo, com 1.100 hp de potência - 2 veio.
Dimensões: comprimento 21,88 metros; boca 5,25 metros; calado 1,48 metros.
Deslocamento: (máximo) 51,66 toneladas (padrão) 43,54 toneladas.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 19,5/- nós.
Autonomia: 2.500 milhas a 12 nós.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 1x peça Oerlikon de 20 mm (retirada em 1999); 2x metralhadoras de 12,7 mm.
Capacidade de carga: n/a.
Guarnição: 8 elementos (1 oficial, 1 sargento e 6 praças).
Motor: 2x motores Cummins 50-M2, a gasóleo, com 1.100 hp de potência - 2 veio.
Dimensões: comprimento 21,88 metros; boca 5,25 metros; calado 1,48 metros.
Deslocamento: (máximo) 51,66 toneladas (padrão) 43,54 toneladas.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 19,5/- nós.
Autonomia: 2.500 milhas a 12 nós.
Armamento (interno): n/a.
Armamento (externo): 1x peça Oerlikon de 20 mm (retirada em 1999); 2x metralhadoras de 12,7 mm.
Capacidade de carga: n/a.
Outros equipamentos: radar de aviso de superficie Decca RM 316P; radar de Navegação Furuno; aladador
de redes com capacidade para 3.000kg
DESENVOLVIMENTO
PERCURSO EM PORTUGAL
A sua principal função é a fiscalização da
pesca, inicialmente estes navios foram comandados por Oficiais
Subalternos oriundos da Reserva Naval, mas a partir de finais de 91,
passaram a ser comandados por Oficiais do Quadro Permanente formados na
Escola Naval.
A dois de Abril de 1976, a "Albatroz" assistiu o Navio-Patrulha "Save"
da classe "Cacine", que quando navegava em serviço de fiscalização a 2
milhas da Ponta de Sagres na costa algarvia, foi abalroado por um navio
não identificado, que após a colisão afastou-se sem prestar assistência,
no acidente pareceu um Sargento MQ e dois elementos da guarnição sofreram
ferimentos ligeiros, o navio sofreu vários danos no tombadilho,
superestrutura e um grande rombo na zona das máquinas, sendo-lhe soldado
uma chapa de modo a permitir o navio navegar até ao Arsenal do Alfeite
para reparação, após a colisão foi socorrido inicialmente por três traineiras.
Sofreram uma reconversão em 1999, na
qual a peça OERLIKON de 20mm/65 da proa foi substituída por um alador de
redes para a fiscalização das artes caladas em situação presumivelmente
infractora, o que lhes confere melhores características operacionais
nesta sua função.
Em Dezembro de 2001, duas lanchas desta classe, a "Albatroz" e a "Açor", posteriormente "Oé-cusse" e "Ataúro",
foram revistas, reequipadas, modernizadas e adequadas às
características climatéricas de Timor-Leste, a fim de serem cedidas ao
abrigo do acordo do levantamento da Componente Naval da Força de Defesa
de Timor-Leste.
Em 2002, a "Águia" participou no exercício "INSTREX", integrada na força opositora.
UNIDADES
NRP ALBATROZ (P1162) - o/c 1974 – wfu 2002 para Marinha de Timor-Leste (Portaria 1825/2001).
NRP ÀGUIA (P1165) - o/c 1975 – wfu 2016
NRP AÇOR (P1163) - o/c 1974 – wfu 2002 para Marinha de Timor-Leste (Portaria 1825/2001).
NRP CISNE (P1167) - o/c 1975 – wfu 2017
NRP ANDORINHA (P1164) - o/c 1974 – wfu 2005
NRP CONDOR (P1166) - o/c 1975 – wfu 1999 para UAM840.
MODELISMO
Não há modelo no mercado.
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COSTA, Adelino Rodrigues da - Dicionário de Navios - Edições Culturais da Marinha - 2006.
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