quarta-feira, 14 de julho de 2021

Navios de Apoio Logistico - A523 NRP Sam Brás

Quantidade: 1 (um).
Utilizador: Armada Portuguesa.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1942.
Abate ao efectivo: 1980. 

O navio de apoio logistico/navio tanque  "Sam Brás", foi construído em Portugal pelo Arsenal do Alfeite, tendo sido aumentado ao serviço da Armada em 1942. Durante a guerra, foi durante muito tempo o único navio, a assegurar o fornecimento de combustíveis ao País. Em 1967 foi modernizado e transformado em navio de apoio logístico, sendo destacado para Moçambique. Essa transformação consistiu em equipar o navio com oficinas, hospital, pista para um helicóptero médio, alojamentos extra e duas lanchas de desembarque pequenas. O navio passou ao estado de desarmamento em 1975, pela Portaria 546/75 de 8 de Setembro.

NAVIO TANQUE
 
DESLOCAMENTO: 7.375 toneladas;
DIMENSÕES: comprimento 107,75 metros; boca 15,15 metros; calado 5,01 metros.
PROPULSÃO: 1x motor, a gasóleo, com 2 820 b.h.p. potência - 1 veio;
VELOCIDADE: 13 nós;
CAPACIDADE DE CARGA: 3.000 toneladas de fuel, 40 de gasolina para aviação, 50 de lubrificantes e 100 de água potável;
GUARNIÇÃO: 48 homens (7 oficiais, 6 sargentos e 35 praças).
 
NAVIO DE APOIO LOGISTICO
 
DESLOCAMENTO: (máximo) 6.374 toneladas; (padrão) 5.766 toneladas.
DIMENSÕES: comprimento 109,28 metros; boca 15,52 metros; calado 5,40 metros.
VELOCIDADE MÁXIMA/CRUZEIRO: 12/10,5 nós; 
ARMAMENTO: 1x peça de 76,2 mm; 2x peças "Bofors" de 40 mm; 2x metralhadoras "Oerlikon" de 20 mm;
GUARNIÇÃO: 100 homens (10 oficiais, 18 sargentos e 72 praças).
 
Modelismo
Não há modelos disponíveis no mercado.



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Classe Albatroz

Quantidade:  6 (seis). Utilizador: Armada Portuguesa. Comissões: n/a. Entrada ao serviço:  1974. Abate ao efectivo: 2017.       DADOS ...