Navio especializado, não combatente, concebido para realizar actividades de
manutenção e inspecção do balizamento e reboque marítimo, a fim de contribuir para a
segurança da navegação nas águas de tráfego marítimo. São tarefas
típicas deste tipo de embarcação a retirada e colocação de bóias,
manutenção de baterias e lanternas e reposicionamento da sinalização.
SÉCULO XIX
LIDADOR (1884–1950) para sucata.
BAPTISTA DE ANDRADE (1897–1909) para sucata.
NRP BÉRRIO (1897-1930) para sucata.
SÉCULO XX
A521 NRP ALMIRANTE SCHULTZ (1929–1970) para sucata.
DESLOCAMENTO MÁXIMO: 538 toneladas.
COMPRIMENTO FORA A FORA: 40,00 metros.
BOCA: 9,50 metros.
CALADO MÁXIMO: 5,36 metros
ARMAMENTO: n/a.
PROPULSÃO: xxxxxx - 1 veio.
VELOCIDADE MÁXIMA: 11,5 nós.
AUTONOMIA: xxxxxxxx milhas.
GUARNIÇÃO: 52 elementos.A521 NRP SCHULTZ XAVIER (1972–2017) para Região Autónoma dos Açores (afundamento).
País de Origem: Portugal (Arsenal do Alfeite).
Tripulação: 40 (4 oficiais, 8 sargentos e 28 praças).
Deslocamento: 900 toneladas.
Dimensões: comprimento 56,10 metros; calado 10,20 metros; boca 3,8 metros.
Propulsão: 2x motores, a gasóleo, com 2.400 hp; 1 eixo.
Velocidade máxima: 14,5 nós (27 km/h).
Autonomia: 3.000 milhas a 12,5 nós.
Armamento: n/a.
Sensores: radar de navegação.
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Fonte:
1. COSTA, Adelino Rodrigues, Dicionário de navios & Relação de Efemérides
2. Blogue BARCOÀVISTA
1. COSTA, Adelino Rodrigues, Dicionário de navios & Relação de Efemérides
2. Blogue BARCOÀVISTA
3. Despacho 11528/2019 de 06/12/2019 - Alienação do navio ex-NRP Schultz Xavier.
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