domingo, 2 de novembro de 2025

UAVision Ogassa OGS42V

Quantidade: 1 (um).
Utilizador: Armada Portuguesa.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 2021.
Data de abate: activo.

Dados Técnicos 
Pais de Origem: Portugal.
Tipo: classe 1.
Motor: 1x Desert Aicraft DA-70 EFI, a gasolina, com 5 hp de potência.
Dimensões: comprimento 2,75 metros; envergadura 4,20 metros; altura 1,25 metros; área alar x,xx metros quadrados.
Peso: vazio 33 kg; máximo 40 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro) 130/94 km/h; tecto de serviço 2.400 metros.
Autonomia: 6 horas na config. VTOL (Vertical Take-Off and Landing) e 9 horas na config. convencional com capacidade de depósito de 11 litros.
Equipamento (interno): transponder A/C/S com ADS/B. 
Equipamento (externo): sensor electro-optico; sensor infravermelhos (IR).
Capacidade de carga: 5 kg de carga.

Desenvolvimento
O OGASSA OGS42V é um UAS híbrido de descolagem e aterragem vertical. Foi inicialmente desenvolvido para dar resposta a uma necessidade da Marinha Portuguesa, para operações marítimas e em navios.
Com base na plataforma OGS42 já comprovada e estabelecida, a versão OGS42V demonstrou imediatamente a sua versatilidade operacional por não necessitar de uma pista para decolagem e aterragem.
O OGASSA OGS42V foi apresentado publicamente em 2019, no exercício REPMUS NATO, em Tróia, e desde então tem estado a ser utilizado pela Marinha Portuguesa.
Mantivemos todos os equipamentos OGASSA padrão, tais como: Gimbal eletro-óptico de alto desempenho, sistema de comunicação (100Km +) IP link StormCOMM, recetor AIS e EPIRB, modo Transponder C e S, mais um relé VHF para UAV para comunicações, assim como um transcetor Iridium Satcom.
 
Percurso em Portugal
Com o objetivo de consolidar o avanço tecnológico da Marinha Portuguesa na área da robotização, realizaram-se sexta-feira, 24 de junho de 2019, com sucesso, os primeiros testes de descolagem rolada e aterragem vertical no cais do Ponto de Apoio Naval de Portimão.  
Inicialmente operados por destacamentos da Esquadrilha de Helicópteros. têm sido realizados voos no âmbito da edificação da capacidade operacional ao longo da costa algarvia, em missões de vigilância e deteção marítima.
Actualmente são operados a partir de Tróia assignados à unidade X31. 
 
Matriculas
 
Modelismo
Não há modelo disponível no mercado.

 
FONTES 
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