domingo, 2 de novembro de 2025

Meios Aquáticos Não Tripulados

A CEOV tem trabalhado no desenvolvimento e experimentação de sistemas como provas de conceito, não procurando que a curto prazo estes sejam um substituto dos sistemas tripulados, mas sim um complemento em diversas tipologias de missões, entre elas o SAR marítimo.
Os sistemas já desenvolvidos são:
 
− X-2401, um catamarã solar, com 4,3 m de comprimento;
 
− X-2501, um trimarã solar, com 5 m de comprimento, que demonstrou a sua capacidade de permanecer por longos períodos de tempo no mar, ao percorrer 150 nm, durante a semana do solstício de inverno de 2019;
 
 
X-2601, um trimarã a combustão, com 4,3 m de comprimento e autonomia para 24 horas. 
O sistema realizou com sucesso, no dia 22 de junho de 2020, o trânsito de forma totalmente autónoma, tendo sido acompanhado por embarcações de apoio. A Marinha continua assim a apostar na inovação, através do desenvolvimento de projetos de prototipagem rápida, para testes e experimentação operacional de novos conceitos de emprego bem como requisitos técnicos e operacionais deste novo tipo de plataformas, que vêm contribuir para missões mais seguras, eficientes e menos dispendiosas.
O Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico X-2601 é um catamaran equipado com um feixe simples e sonar lateral, à semelhança dos navios hidrográficos. A sua elevada autonomia, atualmente cifra-se em 20 horas, e ​é garantida através de um gerador elétrico.
 ​

- X-2701, uma lancha robotizada de 6 metros de comprimento com vista a ser empregue em missões como meio orgânico de um navio.
 
- X-2801 "Macaréu", é uma embarcação de superfície de 12 metros que opera a partir de docas e opera em estado do mar (SS) 3. O veículo também pode operar a velocidades de 30 nós. O X-2801 é um navio multimissão e multiplicador de força naval com cargas úteis intercambiáveis ​​e modulares, podendo ser implantado para missões tripuladas e não tripuladas. O X-2801 pode operar com uma tripulação humana a bordo por razões de segurança. Ele pode operar remotamente para funções não tripuladas/autônomas/opcionalmente tripuladas. O X-2801 MULTI-MISSION UNMMANED USV foi projetado como um USV multimissão que apresenta um conjunto modular de cargas úteis para missões, apoiando Guerra Antissubmarino, missões de Contramedidas de Minas, Segurança Marítima, levantamentos subaquáticos e outras missões usando a mesma plataforma e links de dados. Está no Nível de Prontidão Tecnológica (TRL) TRL 5 - Tecnologia validada em ambiente relevante. 
 
- X-2901 "Suicide Boat"
- Seacon
- Gavia 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NTM Creola

Quantidade:  1 (uma). Utilizador: Armada Portuguesa. Comissões: n/a. Entrada ao serviço:  1987. Abate ao efectivo:  activo.   Dados Técni...