Quantidade: 3 (três).
Utilizador: Armada Portuguesa.
Comissões: n/a.
Comissões: n/a.
D NRP Delfim (1934-1953) para sucata.
E NRP Espardate (1935-1954) para sucata.
G NRP Golfinho (1935-1952) para sucata.
DADOS TÉCNICOS
Pais de Origem: Itália.
Guarnição: 39 elementos (x ofociais, x sargentos e x praças).
Propulsão: 2x motor, a gasóleo, com 550 hp de potência; 2x motores elétricos com 300 hp de potência - 2 eixos.
Dimensões: comprimento 69,30 metros; boca 6,55 metros; calado 4,24 metros.
Deslocamento: (máximo) 950,20 toneladas.
Possibilidades: velocidade máxima 10/9,25 nós; profundidade máxima 100 metros.
Autonomia: 10.750 milhas a 9,25 nós.
Armamento: 1x peça "Vickers-Armstrong" de 101,60 mm; 6x tubos lança-torpedos de 533 mm (4 a vante e 2 a ré).
Outros Equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
PERCURSO EM PORTUGAL
A classe Delfim foi um modelo de submarinos que serviu a Marinha Portuguesa entre 1934 e 1950.
Os navios desta classe foram construídos no Reino Unido
nos Estaleiros de Barrow, baseando-se na classe britânica
Vickers-Armstrong. A sua encomenda deu-se ao abrigo do Programa Naval
Português da década de 1930.
Até à actualidade estes foram os submarinos de maior tonelagem a servir a Marinha Portuguesa.
Os três submarinos da classe, constituíram a 2ª esquadrilha de
submarinos da Marinha Portuguesa, tendo prestado serviço durante a Segunda Guerra Mundial. Foram sendo substituídos, a partir de 1948, pelos submarinos da classe Narval.
MODELISMO
Não há modelos disponíveis no mercado.
FONTES
Dicionário de Navios e Relação de Efemérides, Edições Culturais da Marinha, 2ª Edição, 2006.


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