quinta-feira, 25 de abril de 2024

Unidades Auxiliares da Marinha - Classe Vigilante (SV-15)

Quantidade: 3 (três).
Utilizador: Armada Portuguesa (Instituto de Socorros a Náufragos).
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 2007.
Abate ao efectivo: activo. 


DADOS TÉCNICOS
Construtor: Portugal (Arsenal do Alfeite)..
Guarnição: 4 elementos.
Motor: 2x Scania DI12-43M com 650 hp de potência às 2.200 rotações - 2 jactos de água Ultradynamics UJ376.
Dimensões: comprimento: 14,50 metros; boca 4,30 metros; calado 0,80 metros; pontal 2,10 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio xx.xxx kg; bruto 18.500 kg.
Possibilidades: velocidade máxima/cruzeiro 31 nós/25 nós.
Autonomia: 3.300 km a 10 nós com capacidade de depósito de 1.850 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: 12 náufragos. 
Outros equipamentos: capacidade de águada 200 litros; capacidade de auto-adriçamento.
 
DESENVOLVIMENTO
Estas embarcações, em liga de alumínio, inserem-se na opção estratégica do Arsenal do Alfeite em
desenvolver a capacidade de construção de pequenas embarcações, com o objectivo de desenvolver
conhecimentos e poder vir a competir nestes segmentos de mercado. 
Os salva-vidas foram integralmente concebidos no Arsenal do Alfeite, tendo sido utilizada uma
metodologia CAD/CAM (projecto e manufactura assistidos e integrados por computador) ao nível do
que se faz nos melhores estaleiros de construção naval. Neste processo, as pré-manufacturas são
feitas com base em modelos geométricos, obtidos à escala natural a partir de um modelo virtual
desenvolvido através de computador. Esta nova metodologia, ao permitir a integração do projecto
com as manufacturas, traduz-se não só numa economia de mão-de-obra, mas também, e sobretudo,
numa melhoria substancial da qualidade do produto.
Os salva-vidas dimensionados estruturalmente segundo o “Lloyd’s Special Service Craft Code”, estão
certificados pela Rinave/”Bureau Veritas” com notações próprias de salva-vidas costeiros e
embarcações auto-endireitantes, isto é, com capacidade de voltar à posição direita, vertical, mesmo
que totalmente invertidos e podem recolher até onze náufragos (10 sentados e 1 deitado). Estas
embarcações têm a possibilidade de atingir velocidades superior a 28 nós e podem praticar mares
com elevada altura significativa de onda (até 14 m).
 
PERCURSO EM PORTUGAL 
Na sequência da assinatura do Memorando de Entendimento com a Marinha Portuguesa através da sua Direcção de Navios, o Arsenal do Alfeite concluiu a construção da primeira de uma série de três lanchas salva-vidas para o Instituto de Socorros a Náufragos.
A lancha Vigilante entrou ao serviço a 27 de Agosto de 2007 e foi colocada no DGAM/ISN Peniche.
A lancha Atento entrou ao serviço a 10 de Abril de 2008 e foi colocada no DGAM/ISN Viana de Castelo.
A lancha Diligente entrou ao serviço a 15 de Dezembro de 2008 e foi colocada no DGAM/ISN Sagres.
A lancha Patrão Cego de Maio entrou ao serviço a 21 de Abril de 2022 e foi colocada no DGAM/ISN Póvoa de Varzim.
 
UNIDADES
UAM601 VIGILANTE - c/n C147 - o/c 2007 - wfu activo.
UAM602 ATENTO - c/n C148 - o/c 2008 - wfu activo.
UAM603 DILIGENTE - c/n C149 - o/c 2008 - wfu activo.
UAM604 PATRÂO CEGO DE MAIO - o/c 2022 - wfu activo.
 
MODELISMO
Não há modelos disponíveis no mercado. 

FONTE
Revista da Armada nº 573 - Maio de 2022.
https://www.amn.pt/ISN/Paginas/Embarcacoes.aspx.



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