sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Navios de Apoio Logistico

Navios com deslocamento entre 5.000 e 25.000 toneladas e com um comprimento entre 40 e os 200 metros, destinados a garantir a sustentabilidade logística de uma Força Naval no mar, designadamente em combustível, água, alimentos, sobressalentes, munições, entre outros.
 
SÉCULO XVI
SANTA MARIA DA FONTARÓBIA - século XVI;
SAINT MARIE DE MARCEAU - século XVI;
 
SÉCULO XIX
 
ÍNDIA ex. Mandalay (1874–1909) para sucata;
 
Este transporte foi construído na Inglaterra em 1871 por Dennis & Brothers, e esteve ao serviço entre 1874 e 1909.
 
DESLOCAMENTO: 2 578 toneladas.
DIMENSÕES: 82,3 * 9,14 * 5,79 metros
ARMAMENTO: 2 x peças
PROPULSÃO: 2 x máquinas compound verticais de700 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE: 12 nós
 
ÁFRICA (1875–1910) para sucata;
 
Construído em Inglaterra a fim de servir como transporte, este navio após ter sido desarmado, passou a funcionar como navio – hospital na Missão Naval de Angola.
 
DESLOCAMENTO: 2 993 toneladas.
DIMENSÕES: 79,24 * 10,05 * 6,09 metros
ARMAMENTO: 2 peças de 80 mm.
PROPULSÃO: 1 x máquina de T.E. de 1 000 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE: 13 nós
GUARNIÇÃO: 124 homens + 404 tropas.
 
CABINDA (1886-1909) para sucata;
 
PRINCIPE D. CARLOS (1877–1880) perda por encalhe Ilha de Bazaruto, Moçambique;
 
SÉCULO XX
ÁLVARO DE CAMINHA (1901–1910) para sucata;
DILLY (1909–1915) para sucata; 
LINCE (1911-1943) para sucata;
 
Fontes:
1. Blogue BARCOÀVISTA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Classe Albatroz

Quantidade:  6 (seis). Utilizador: Armada Portuguesa. Comissões: n/a. Entrada ao serviço:  1974. Abate ao efectivo: 2017.       DADOS ...