SÉCULO XIX
CONDE DE
TOJAL (1848–1856) para sucata
ARGUS (1852–1877) para sucata
LYNCE (1852-1875) para sucata
BARÃO DE
LAZARIM (1858–1873) para sucataLYNCE (1852-1875) para sucata
D. MARIA ANNA ex. Infanta D. Maria Anna (1859–1873) para sucata
CAMÕES (1865-1876) para sucata
ZAMBEZE (1865-????) para sucata
ZARCO (1865–1876) para sucata
TEJO (1869–1900) para sucata
----- xxxxx -----
AÇOR
Deslocamento máximo: 335 toneladas.
Dimensões: comprimento 41,50 metros; boca 5,80 metros; calado 3,04 metros.
Armamento: 1x peça "Hotchkiss" de 47 mm.
PROPULSÃO: xxxxxx - 1 veio.
Velocidade máxima: 9 nós.
Guarnição: 53 elementos (3 oficiais, 10 sargentos e 40 praças).Foi construida em 1874, tendo pertencido à Empresa de Navegação do Algarve e navegado com os nomes de "Algarve" e "Gomes II". Adquirida pelo Estado, foi transformada em lancha canhoneira destinada à fiscalização aduaneira, recebeu o nome de "Açor" e foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada a 28 de Outubro de 1886. Fez diversas comissões na costa continental norte, na área do Algarve e, sobretudo no arquipélago dos Açores, a ultima das quais foi muito longa e decorreu entre 1902 e 1919.
No dia 17 de Outubro de 1917 estava fundeada em Vila Porto, na ilha de Santa Maria e recolheu os 30 náufragos do caça-minas "Augusto de Castilho" que fora torpedeado pelo submarino alemão U-139, alguns dias antes.
Em Junho de 1919 regressou a Lisboa e a 8 de Agosto de 1919 passou ao estado de meio armamento e a 10 de Fevereiro de 1923 deixou de ser classificada como lancha-canhoneira, sendo destinada a serviços hidrográficos especiais.
----- xxxxx -----
RIO DOURO (1873–1897) para sucata
RIO LIMA (1875–1910) para sucata
RIO SADO (1875–1921) para sucata
RIO TÂMEGA (1875–1909) para sucata
RIO LIMA (1875–1910) para sucata
RIO SADO (1875–1921) para sucata
RIO TÂMEGA (1875–1909) para sucata
QUANZA (1877–1900) para sucata
FARO (1878–1912) para sucata
BENGO (1879–1905) para sucata
MANDOVY (1879–1909) para sucata
MANDOVY (1879–1909) para sucata
VISCONDE DA PRAIA GRANDE DE MACAU (1887) para sucata
GUADIANA (1879–1892) para sucata
RIO AVE (1880–1899) para sucata
VILHENA (1882–1916) para sucata
RIO VOUGA (1882–1909) para sucata
VILHENA (1882–1916) para sucata
RIO VOUGA (1882–1909) para sucata
D. JOÃO I (1883–1887) para sucata
ZAIRE (1884–1916) para sucata
LIBERAL (1884–1910) para sucata
MASSABI (1884–1908) para sucata
CACONGO (1886–1908) para sucata
MARECHAL MC MAHON (1889–1894) para sucata
LAGOS ex.
Guadiana (1883–1913) para sucata
----- xxxxx -----
TAVIRA
Deslocamento máximo: 204 toneladas.
Dimensões: comprimento 32,13 metros; boca xxx metros; calado xxx metros.
Armamento: 1x peça "Hotchkiss" de xx mm.
PROPULSÃO: xxxxxx - 1 veio.
Velocidade máxima: xx nós.
Guarnição: 38 elementos (x oficiais, xx sargentos e xx praças).Foi construida na Inglaterra e adquirida pelo Ministério da Fazenda para serviço de Fiscalização Aduaneira no Algarve, mas foi transferida para a Armada a 11 de Dezembro de 1883, sendo classificada com canhoneira. Esteve quase sempre atribuida à fiscalização aduaneira no Algarve, mas em 1886 realizou idêntica missão na zona maritima da Madeira. Entre Junho de 1895 e Julho de 1896 efectou uma comissão de natureza hidrográfica em Angola.
Foi abatida ao efectivo dos navios da Armada a 31 de Maio de 1911.
----- xxxxx -----
ZAIRE (1884–1916) para sucata
LIBERAL (1884–1910) para sucata
CACONGO (1886–1908) para sucata
MARECHAL MC MAHON (1889–1894) para sucata
BÚFALO (1891–1896) para sucata
DIU (1889–1913) para sucata
LIMPOPO (1890–1943) para sucata
D. LUIZ (1895–1911) para sucata
D. LUIZ (1895–1911) para sucata
CHAIMITE (1898–1921) para sucata
THOMAZ
ANDREA (1896–1900) para sucata
SÉCULO XX
PÁTRIA/NRP
“PÁTRIA” (1903–1930) para sucata
SAVE (1908-1929) para sucata
LÚRIO (1907-1926) para sucata
LÚRIO (1907-1926) para sucata
CLASSE BEIRA
I IBO (1913–1943) para sucata
B NRP BEIRA (1910–1941) para sucata
BO NRP BENGO (1917–1933) para sucata
M NRP MANDOVY (1917–1956) para sucata
D NRP DIU (1929–1959) para sucata
DA NRP DAMÃO (1928–1938) para sucata
Q NRP QUANZA (1918–1933) para sucata
Z NRP ZAIRE ex. Goa (1925–1958) para sucata
B NRP BEIRA (1910–1941) para sucata
BO NRP BENGO (1917–1933) para sucata
M NRP MANDOVY (1917–1956) para sucata
D NRP DIU (1929–1959) para sucata
DA NRP DAMÃO (1928–1938) para sucata
Q NRP QUANZA (1918–1933) para sucata
Z NRP ZAIRE ex. Goa (1925–1958) para sucata
NRP RAÚL CASCAIS
ex. Tonnig ex. FN 16 (1924–1936) para sucata
NRP FARO (1929–1956) para sucata
NRP LAGOS (1930–1955) para sucata
NRP LAGOS (1930–1955) para sucata
Referências:
1. COSTA, Adelino Rodrigues, Dicionário de navios & Relação de Efemérides
1. COSTA, Adelino Rodrigues, Dicionário de navios & Relação de Efemérides
Sem comentários:
Enviar um comentário